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OS 10 MAIORES MITOS SOBRE AS ATIVIDADES FÍSICAS.

Peterson Albuquerque

01 de agosto de 2017

1 - Vamos começar pelo maior mito de todos. ABDOMINAL FAZ PERDER A BARRIGA. Esse é um clássico e qualquer pessoa mal informada cai. Na verdade exercícios abdominais fortalecem a parede muscular do abdômen, o que sintetiza gordura é um mix de treinos aeróbios, resistidos e uma boa dieta.

2 - QUANTO MAIS O SUOR, MAIS SERÁ O EMAGRACIMENTO. Quem dera fosse fácil assim. Você suar muito durante a sua atividade física não implica em nada no seu gasto calórico e sim perda de líquido corporal, ou seja, esta perdendo apenas água sem os reais fenômenos para sintetização de adiposidade.

3 - TREINAR DE ROUPA PRETA, COM AGASALHO OU DE BAIXO DO SOL FORTE EMAGRECE MAIS. Isso é uma inverdade absurda, e de baixo do sol escaldante pior ainda. Procure fazer atividades físicas em lugares arejados, com ótima ventilação e temperaturas agradáveis.

4 - O SUOR LIBERA TOXINAS DO ORGANISMO. Esse também é um clássico que vejo muito nas academias e parques. Isso é um grande mito, o suor é basicamente água e alguns sais minerais expelidos no resfriamento corporal.

5 - O EXERCÍCIO SÓ FUNCIONA MESMO QUANDO SENTIMOS MUITA DOR NO DIA SEGUINTE. Então, o bom mesmo é que a atividade não traga dores e sim proporcione prazer ao serem praticadas. Isso também é um mito, dor tardia não é sinônimo de que o treino fora forte, intenso ou bem realizado. Tudo depende da resposta fisiológica de cada pessoa, adaptação muscular e condicionamento físico.

6 - O EXERCÍCIO SÓ COMEÇA A TER FUNÇÃO DEPOIS DE MEIA HORA. Na verdade nós treinadores gostamos de um programa de treinamento com mais de 20’ de duração, no entanto nos dias atuais existem técnicas de treinamento em alta intensidade que derruba de uma vez por todas o mito 6. Não é o tempo de atividade e sim a qualidade da atividade realizada no tempo proposto.

7 - É MELHOR NÃO FAZER NADA DO SER ATLETA DE FIM SE SEMANA. Isso é conversa de preguiçoso. Devemos introduzir alguma atividade física em nossas vidas mesmo que seja apenas nos finais de semana. A única recomendação é que a atividade proposta seja moderada sem que haja excessos. Não queira fazer no final de semana o que faria na semana inteira, tudo em excesso faz mal e com as atividades físicas corporais não é diferente.

8 - SUBIR ESCADAS É O SUFICIENTE PARA SINTETIZAR CALORIAS. Na verdade não é bem assim, esse tipo de atitude é valido, mas como complemento a outras atividades físicas feitas de maneira regular e se possível com o acompanhamento de um Profissional de Educação Física.

9 - NÃO SE DEVE BEBER ÁGUA DURANTE OS EXERCICIOS. Que absurdo quase insano, acho que nem vou comentar esse mito. Na verdade é ao contrario, beba muita água durante as atividades. A desidratação durante a atividade física pode diminuir o seu rendimento, a sede é seu “termostato” para a hidratação durante a atividade física.

10 - TREINAR EM JEJUM EMAGRECE. Esse é um erro rotineiro e sem comprovações científicas claras. Na verdade estar em jejum para realizar atividades físicas é um perigo porque a baixa de glicose no sangue pode fazer a pessoa desmaiar. Então prefira alimento leves e shakes antes de seus exercícios matinais. Porque o que interessa mesmo é um balanço entre o que você come e o quanto você gasta de energia. Então entre em forma com responsabilidade, inteligência e mais saúde. Bons treinos.

PETERSON ALBUQUERQUE - CREF. 3119 G / MS

 
 
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Fonte: Peterson Albuquerque